Edição 2012



O 5º Fórum Internacional de TI Banrisul ocorreu nos dias 09 e 10 de maio de 2012, reunindo especialistas nacionais e internacionais, na apresentação de painéis voltados às questões da Tecnologia da Informação e soluções inovadoras.

Nesse ano a temática do evento foi a Mobilidade e Segurança: o Desafio da Convergência Digital.

 

Painelistas:

 

 

Gert Huizinga (Palestrante/Speaker)

ING Commercial Banking / European Payments Council

Consultor de Negócios na ING - Commercial Banking. Membro do EPC - European Payments Council (FEBRABAN Europeia) e Membro do PCI - Security Standards Council Board of Advisors.

 

 

 


 

 

Patrícia Peck (Palestrante/Speaker)

Patrícia Peck Pinheiro Advogados

Advogada especializada em crimes digitais, proprietária daPatricia Peck Pinheiro Advogados

 

 

 

 


 

Gilberto Martins de Almeida (Palestrante/Speaker)

Advogado / Professor PUC/RJ - membro do Conselho Consultivo da ABDI, consultor da ONU, do Conselho da Europa, da UIT, e de outras organizações internacionais para estudos e pesquisas em temas legais relacionados à internet, e para elaboração de normas comunitárias regionais ou nacionais sobre tais temas.

 

 

 

 


Eduardo Pirie (Moderador/Moderator)

Formado em Administração pelo SENAC –SP e iniciou sua carreira na área de Food Service, colaborando no star-up de duas operações internacionais no Brasil: Arby’s fast food e TGI Fridays restaurantes. Após essa experiência, atuou nas áreas de marketing da Sadia (alimentos) e da FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (ensino). Em 2007, após a conclusão do MBA no IBMEC/Insper– SP, assumiu a Direção Executiva da ELAP – Cardnews, onde é responsável pelo processo de modernização da gestão da empresa e reposicionamento de suas publicações.

 


 

José D. Favoretto Jr (Palestrante/Speaker)

Gerente de Arquitetura de Soluções do CPqD

CPqD - Diretoria de Negócios e Soluções de Mercado

 

 

 

 

 


 

Luiz Guilherme Roncato (Palestrante/Speaker)

Vice-Presidente de Innovative Platforms da MasterCard Brasil e GeoSouth

Trabalhando na MasterCard Brasil desde março de 2007, já esteve em empresas como Microsoft, Gemalto e Transport & ID. Atuou nas áreas de consultoria de suporte à implementação de novas tecnologias e no atendimento a grandes clientes destas empresas. É graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná e possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

 


  

 

Carlson Aquistapasse (Palestrante/Speaker)

Atualmente Diretor-Presidente da Procergs

É formado em Engenharia Elétrica (UFSM), com Pós- graduação em Telecomunicações pela PUC-RS e MBA em gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como diretor técnico da PROCEMPA, e foi diretor de Operações da Carris Porto-Alegrense.

 

 


 

Renato Opice Blum (Palestrante/Speaker)

Sócio e CEO da Opice Blum Advogados

Coordenador do curso de Direito Digital da GVLaw e do MBA em Direito Eletrônico da Escola Paulista de Direito.
Professor convidado da Fundação Getulio Vargas, USP (PECE) e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Professor colaborador da parceria ITA-Stefanini.
Conselheiro da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP.

 

 

 


 

 

Mario Abreu (Palestrante/Speaker)

Especialista em soluções Microsoft para servidores e produtos para consumidor final. Especialista em Suporte Tier 3. Technology Specialist, Windows Phone.

 

 

 

 

 


 

 

Fabiano Menke (Moderador/Moderator)

Advogado/Professor de Direito Civil, especialista em Direito Internacional e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ex Procurador Geral do Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI).

 

 

 

 


 

 

Robson Lisboa (Palestrante/Speaker)

Diretor de conteúdo e serviços da Samsung Mobile

Robson Lisboa trabalha na Samsung como Gerente Sênior de Conteúdos e Serviços, desenvolvendo negócios com parceiros globais e locais. Especializado em Inovação e Tecnologia, com mais de 20 anos de experiência na indústria de tecnologia. Possui um portfólio de projetos amplo nas áreas de Desenvolvimento de Negócios, Mobilidade, Consumer Electronics, Comunicação e Tecnologia, Sociedade do Conhecimento, Estratégia Corporativa, Redes de Inovação, Mobile Learning, Multimídia, Mundo Digital e Ciberespaço (Internet, Redes Sociais, …). Com formação transversal, passando por vários universos disciplinares como Mecatrônica, Tecnologia da Informação, Educação e Tecnologia, Gestão Estratégica da Inovação e Redes de Inovação. Seus últimos projetos envolvem Inovação Aberta, Gestão de Tecnologia e Novos Negócios para meios digitais.

 


 

 

Frederico Burgos (Palestrante/Speaker)

Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília - UnB, com cursos de especialização em desenvolvimento de sistemas distribuídos e em gestão de tecnologia da informação. É servidor do Banco Central do Brasil desde 1992. Participou desde a criação, em 2001, e é o atual coordenador do Grupo Técnico de Segurança da Rede do Sistema Financeiro Nacional - RSFN, que dá suporte ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). É o representante do Banco Central no Comitê Gestor de Segurança da Informação, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

 

 


  

Graça Sermound (Moderador/Moderator)

Diretora da Conteúdo Editorial e editora da revista Decision Report.

É formado em Engenharia Elétrica (UFSM), com Pós- graduação em Telecomunicações pela PUC-RS e MBA em gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como diretor técnico da PROCEMPA, e foi diretor de Operações da Carris Porto-Alegrense.

 

 

 


 

 

Renato Opice Blum (Painelista)

Sócio e CEO da Opice Blum Advogados.

Advogado e economista; Coordenador do curso de MBA em Direito Eletrônico da EPD e do curso de Direito Digital da GVLaw; Professor convidado da USP (PECE) e Mackenzie; Palestrante em diversos eventos internacionais; Presidente do Conselho de Tecnologia da Informação da Federação do Comércio/SP e do Comitê de Direito da Tecnologia da AMCHAM; Membro da Comissão de Direito da Sociedade da Informação – OAB/SP; Coordenador e co-autor do livro “Manual de Direito Eletrônico e Internet” e “Direito Eletrônico: a internet e os tribunais”.

 


  

 

Randy Vanderhoof (Palestrante/Speaker)

Diretor Executivo da Smart Card Alliance Internacional

Executive Director
Smart Card Alliance
www.smartcardalliance.org

 

 

 

 


  

 

 

Rodrigo Assumpção (Palestrante/Speaker)

Presidente, DATAPREV – Governo Federal

 

 

 

 

 


  

 

 

Moacyr Gomes (Palestrante/Speaker)

Diretor para a América Latina do Gartner Technology Business Research

 

 

 

 


  

 

Elia San Miguel (Palestrante/Speaker)

Gartner

Analista de pesquisa em Telecomunicações do Gartner, responsável pela cobertura do mercado brasileiro e provimento de supporte para pesquisa em serviço fixo e móvel na América Latina, incluindo serviços de valor adicionado, entretenimento e aplicações.

 

 

 


 

 

Maurício Renner (Moderador)

Editor do site especializado em TI Baguete Diário e da coluna Tecnologia da Informação do caderno Empresas e Negócios do Jornal do Comércio.

 

 

 

 

 


 

 

Rodrigo Evangelista de Castro (Painelista)

Gerente Nacional da Caixa Econômica Federal.

Atualmente é responsável pela área de Arquitetura de Soluções e Integração onde são realizadas as prospecções e aquisições de soluções de mercado. Doutor em Inteligência Artificial com Algoritmos Genéticos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

 


 

 

Leandro Schaan Profes (Painelista)

Gerente de Marketing Estratégico e Vendas da HT Micron.

Engenheiro Eletricista formado pela UFRGS com MBA em Marketing (UFRGS, em curso) e Gestão de Empresas (Unisinos). Foi Gerente Internacional e Coordernador Produtos da Altus Sistemas de Informática. Atualmente é responsável pela inteligencia de Marketing e desenvolvimento de negócios na HT Micron.

 

 


 

Cezar Alvarez (Painelista)

Secretário-executivo do Ministério das Comunicações.

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Prefeitura de Porto Alegre, de 1992 a 2002, ocupou os cargos de assessor, chefe de Gabinete do Prefeito e subsecretário-geral de Governo. Também foi secretário municipal de Administração e de Indústria e Comércio. Foi subsecretário-geral da Presidência da República (2003-2004). Também foi assessor especial do Presidente da República (2004-2007), chefe de Gabinete-Adjunto de Agenda do Presidente da República (2007-2010) e secretário-executivo do Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital, responsável pelo acompanhamento do Programa Nacional de Banda Larga (2010). Em 2005, desenvolveu e coordenou o Programa Cidadão Conectado – Computador para Todos. Em 2007, foi designado para coordenar todos os programas de inclusão digital desenvolvidos pelo Governo Federal, incluindo Um Computador por Aluno, Computador Portátil para Professores e um projeto para promover a ampliação e qualificação dos telecentros comunitários.

 


 

 

Givanildo da Luz (Painelista)

Diretor de Infraestrutura de TI da GetNet 

Executivo com mais de 15 anos de experiência na área de Tecnologia, desenvolvendo negócios com alto valor agregado, soluções de inovação e infraestrutura, atuando em grandes empresas nacionais e multinacionais em alguns segmentos de mercado no Brasil e America Latina, tais como HP, Brasil Telecom e GetNet.

 

 


 

 

Hector Cano (Painelista)

Solution Sales, Mobile Financial Services Latin America da Gemalto.

Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações, formado pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, México. Iniciou sua carreira na Gemalto México em 2005, sempre envolvido em projetos de Telecomunicações e Mobile Financial Services. Em 2012 se transferiu para a Gemalto Brasil, promovendo soluções e serviços junto à operadoras e instituições financeiras.

 


 

Alberto Lemos Araújo (Painelista)

Diretor Geral da Bull América Latina.

Engenheiro Eletrônico, formado pelo Instituto Militar de Engenharia. Iniciou sua carreira na Bull, em 1979, e, na Bull do Brasil desenvolveu sua profissão na área comercial. Em 1990, assumiu a Direção- Geral da Bull Engenharia, e, em 1993, passou a ocupar-se das operações de Serviços da Bull na América Latina. Desde 2000, responde pela Direção-Geral da Bull América Latina.

 

 


 

 

Bia Kunze (Painelista)

Consultora em tecnologia móvel, blogueira, podcaster, palestrante e comentarista da rádio CBN.

Mantém o blog Garota Sem Fio e é colunista nas revistas Windows Vista, Mac +, programa Olhar Digital, além dos blogs Tecnoblog.net, AppStoreBlog, e Profissionais Móveis.

 

 

 


 

 

 

Carlos Gonzáles (Painelista)

Diretor Sênior - Security Connected e Engenharia – para a América Latina da McAfee.

 

 

 

 

 


 

 

Dora Faggin (Painelista)

Sócia-fundadora da VOX Pesquisas.

Formada em Desenvolvimento Social pela University of London. Antes disso, cursou História na USP, Desenho Industrial no Mackenzie e Artes Plásticas na FAAP. Na VOX, onde atua como diretora de pesquisas, atende clientes como Coca-Cola, L’Oréal, Nissan, Sky, Globosat, DM9DDB, JWT, Giovanni+DraftFCB, Lew’LaraTBWA e W/McCann.

 

 


 

 

Fernanda Weiden (Painelista)

Administradora de sistemas e membro da FSF – Free Software Foundation Europa.

Foi conselheira da Free Software Foundantion Latin America e organizadora do Fórum Internacional de Software Livre (FISL) durante 8 anos. Trabalhou no Google entre 2006 e 2012 e atualmente trabalha no Facebook no time de Site Reliability Operations.

 

 

 


 

 

 

Luis Ludwig (Painelista)

Gerente de Vendas Corporativas na Research in Motion (RIM).

 

 

 

 

 


 

 

Marcos Mazoni (Painelista)

Diretor-Presidente do SERPRO.

Foi diretor, de 2003 a 2006, da empresa estadual de informática do Paraná (Celepar). Foi presidente da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), de 1999 a 2002. Trabalhou , por 20 anos, na Companhia Riograndense de Telecomunicações, onde foi gerente de planejamento operacional (1990-1991).

 

 


 

Maria Fernanda Teixeira (Painelista)

General Manager do Brasil da First Data Corp

Responsável pelos negócios e operações no país, tem aproximadamente 30 anos de experiência e vasto conhecimento do setor de serviços financeiros e comércio. Recentemente ocupou o cargo de Presidente para a América Latina do Grupo ICT, fornecedor global de gestão de clientes e soluções terceirizadas de processos empresariais. Anteriormente, trabalhou na EDS durante 23 anos, tendo chegado ao cargo de Vice-Presidente de Operações da América Latina.

 


 

 

 

Marina Goulart (Moderadora)

Repórter de Tecnologia do Caderno ZH Digital do Jornal Zero Hora – RBS.

© 2024 Fórum de TI Banrisul