PT | EN

Edição 2010

O 3º Fórum Internacional de TI Banrisul, ocorreu nos dias 05 e 06 de abril de 2010 e veio consolidar uma história de crescente sucesso apresentada pelas edições anteriores.

Reunindo especialistas nacionais e internacionais, na apresentação de painéis voltados às questões da Tecnologia da Informação e soluções inovadoras. A temática escolhida foi Segurança nos Meios de Pagamento,

Novamente, o Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, ficou lotado com uma audiência de mais de mil pessoas, afirmando este evento como um dos grandes eventos de TI do Rio Grande do Sul e do Brasil no ano de 2010.

 

PAINEL 1 – Segurança de TI – A Visão das Instituições Públicas

Com a participação da Polícia federal, Banco Central do Brasil e ITI. Este painel abordou os últimos avanços que e o estado da arte da segurança da informação no poder público federal.

 

Carlos Eduardo Sobral, Chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos, Polícia Federal

Delegado da Polícia Federal, coordenador da política de repressão a crimes cibernéticos. Coordenação de Operações Policiais de combate à pornografia infantil (Operação Carrossel I e II e Turko), à Pirataria (I commerce II), à venda de medicamentos falsificados/contrabandeados (Operação Placebo e Virtua Pharma), alta tecnologia (Operação Conexão Holanda/Shadow) e fraudes bancárias (Projetos Tentáculos e Oráculo e Operação Kaçada). Possui formação em Direito e pós-graduação em Ciências da Computação pela UNB.

 

Renato da Silveira Martini, Diretor-Presidente, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Secretário-Executivo do Comitê Gestor da Infra-estrutura de Chaves Públicas do Brasil, é também membro titular do Comitê de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e do Comitê Gestor da Internet e Coordenador Geral do Laboratório de Ensaios e Auditoria da ICP-Brasil. É autor, entre outros títulos, dos livros Criptografia e Cidadania Digital (Rio de Janeiro: 2002), Manual de Segurança em Redes Linux (Lisboa: 2002) e Tecnologia e Cidadania Digital (Rio de Janeiro:2008).

 

Frederico Burgos, Chefe da Divisão de Segurança em TI, Banco Central do Brasil

Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília - UnB, com cursos de especialização em desenvolvimento de sistemas distribuídos e em gestão de tecnologia da informação. É servidor do Banco Central do Brasil desde 1992. Participou desde a criação, em 2001, e é o atual coordenador do Grupo Técnico de Segurança da Rede do Sistema Financeiro Nacional - RSFN, que dá suporte ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). É o representante do Banco Central no Comitê Gestor de Segurança da Informação, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

 

Fabiano Menke, Advogado (Moderador)

Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Direito pela Universidade de Kassel Alemanha, tendo defendido tese comparativa dos ordenamentos jurídicos de Brasil e Alemanha sobre o tema assinatura eletrônica e direito probatório. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo defendido a dissertação sob o título "A assinatura eletrônica no direito brasileiro". Ex-Procurador Chefe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

 

 

PAINEL 2 – Tendências em Tecnologia, Comércio Eletrônico e Segurança

Com a participação do Gartner, Câmara-e.net e Módulo Security Solutions. A mediadora representava a o Jornal do Comércio. Os presentes tiveram uma visão geral dos avanços do comércio eletrônico no Brasil, das ações de segurança e minimização de risco, além das tendências de TI para os próximos anos.

 

Cassio Dreyfuss, Vice-Presidente Executivo de Gestão de Tecnologia e Vice-Presidente de Pesquisa para a América Latina, Gartner

Suas áreas de pesquisa são a interface entre Tecnologia de Informação (TI) e os negócios, envolvendo planejamento de TI, organização, governança e gestão. Seu principal interesse atualmente é a área de gestão estratégica de fontes de recursos, focando estratégia. governança e gestão de serviços. Trabalha com grupos de pesquisa do Gartner em todo o mundo. Tem mais de 30 anos de experiência na área de TI, é engenheiro pelo IMT-Mauá-SP e mestre em administração pela EAESP-FGV.

 

Fernando Nery, Sócio-fundador e Diretor Estatutário, Módulo Security Solutions S/A

Desde 1990 coordena equipes em alguns dos principais projetos brasileiros de implementação de Governança, Riscos e Compliance, que são destaque mundial. Membro do Conselho Consultivo da Assespro Nacional, do Conselho Diretor da RioSoft e do Conselho de Tecnologia da Firjan. Foi Membro do Comitê Gestor da Internet do Brasil, Professor do MBA de Comércio Eletrônico da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Presidente da Assespro Nacional e Presidente da Riosoft.

 

Manuel Matos, Presidente, Camara-e.net

Exerceu as funções de diretor de planejamento das seguradoras do Banco do Brasil e de presidente da seguradora da Caixa Econômica Federal. Atualmente preside a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e atua como membro titular do Comitê Gestor da ICP-Brasil.

 

 

Patrícia Knebel, Jornalista, Jornal do Comércio (Moderadora)

Atua na editoria de Economia do Jornal do Comércio (RS), especializada nas áreas de Tecnologia e Inovação. É pós-graduada em Marketing e Negócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com passagem pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do RS, revistas Amanhã (RS, PR e SC) e Executivos Financeiros (SP). Desde o final de 2009 é correspondente no Brasil do site internacional Infosur Hoy, do governo americano, voltado para toda América Latina. Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

PAINEL 3 – Segurança nas Transações Eletrônicas – A Visão do Mercado

Esse painel contou com a participação da empresa Itautec, Verifone, Telsinc Gemalto, como mediador tivemos o representante da revista CardNews. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as ações visando as segurança desenvolvidas por empresas envolvidas nos diversos segmentos da cadeia de uma transação eletrônica.

 

Eduardo Ventura, Diretor de Desenvolvimento de Negócios, VeriFone.

Trabalhou em diversas áreas da empresa incluindo desenvolvimento de aplicações, segurança e, atualmente, desenvolvimento de soluções e negócios baseados em software e ASP. Engenheiro formado pela Escola de Engenharia Mauá com MBA pelo IPT em Gestão estratégica de Tecnologia. Com 12 anos de experiência na área de inovações tecnológicas, trabalhou em empresas como VeriFone, Redecard e Mercedes-Benz.

 

Ernesto Haikewitsch, Diretor de Marketing Estratégico, Gemalto

É Diretor de Marketing Estratégico da América Latina para a área de bancos da Gemalto e responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias para novas soluções em meios de pagamentos eletrônicos. É Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possuindo 24 anos de experiência em empresas como Accenture, Light e Banco Itaú, tendo desempenhado diversas atividades de consultoria e gestão de produtos e serviços financeiros. Possui ampla experiência em liderança de programas de implantação complexos, gerenciamento de crise, gestão de atendimento a clientes e estratégias de comércio eletrônico.

 

Isabel Cristina Lopes, Gerente de Desenvolvimento de SW Básico, Itautec

Atua há 30 anos no mercado de TI. Construiu sua carreira na Itautec, onde atuou em várias áreas envolvendo desenvolvimento de Software e Gerência de Produtos e Projetos. Atualmente é Gerente de Desenvolvimento de SW Básico, para equipamentos de Automação Bancária e Comercial. Responde também pela área de institucionalização de processos visando melhoria da qualidade dos projetos de automações, contemplando tanto software como hardware. Bacharelada em 1980 em Ciências da Computação pela UNICAMP e pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV (MBA) em 2005.

 

Rafael Marcelino Koike, Coordenador, Telsinc

Profissional com mais de 10 anos de experiência em consultorias de risco, elementos de segurança e posicionamento de soluções tecnológicas para diversas verticais, principalmente financeira. Coordena uma equipe multidisciplinar com diversos conhecimentos em normas e exigências operacionais de segurança como ISO 27001, PCI e SOX.

 

Eduardo Pirie Alves de Lima, Diretor Executivo, ELAP – Cardnews (Moderador)

Formado em Administração pelo SENAC –SP e iniciou sua carreira na área de Food Service, colaborando no star-up de duas operações internacionais no Brasil: Arby’s fast food e TGI Fridays restaurantes. Após essa experiência, atuou nas áreas de marketing da Sadia (alimentos) e da FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (ensino). Em 2007, após a conclusão do MBA no IBMEC/Insper– SP, assumiu a Direção Executiva da ELAP – Cardnews, onde é responsável pelo processo de modernização da gestão da empresa e reposicionamento de suas publicações.

 

PAINEL 4 – Segurança de TI e Inovação – O Futuro dos Bancos

Esse painel contou com a participação dos bancos Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Banrisul e foi mediado por um representante da Febraban.

As inovações tecnológicas, segurança e o futuro dos bancos foram discutidos pelos palestrantes, dando a oportunidade aos presentes de aprofundar seu conhecimento e entendimento dos impactos da tecnologia no dia-a-dia das principais instituições bancárias brasileiras.

 

Francimara Viotti, Gerente Executiva da Unidade de Gestão de Segurança, Banco do Brasil

Possui experiência de 15 anos na área de Segurança da Informação, atualmente é Gerente Executiva da Unidade de Gestão de Segurança do Banco do Brasil, e coordena os trabalhos da Subcomissão de Certificação Digital, do GT Biometria e da Comissão de Segurança em TI, na Febraban. É representante da Sociedade Civil, pela Febraban, no Comitê Gestor da ICP-Brasil. Bacharel em Ciência da Computação – (UFMG), com Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela UnB-FEPAD-SOFTEX. Extensão em Criptografia e Segurança em Informática- UnB e formação em Gestão de Segurança da Informação-SOFTEX. Certificação em BS7799-2 Auditor Líder.

 

Gustavo Roxo, Vice-Presidente de Meios, Santander

Iniciou sua trajetória no grupo ABN AMRO como responsável pelo departamento de Tecnologia, atendendo as áreas Corporate e Tesouraria, passou pela Superintendência da Tecnologia. Em 1999 assumiu o cargo de Diretor de Serviços de Tecnologia, passou pelo cargo de Diretor de Desenvolvimento de Sistemas, assumindo a posição de CIO do Banco Real em 2005. No final de 2008, com a compra do Banco Real pelo Grupo Santander, foi nomeado Vice-presidente de Meios para o Brasil. Lidera a Comissão de Tecnologia da Informação da FEBRABAN, composta por CIO’s e Vice Presidentes dos principais bancos do país. É responsável pela realização do maior Congresso de Tecnologia da Informação focado às Instituições Financeiras do mundo, o CIAB FEBRABAN. É Engenheiro Elétrico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e MBA pelo MIT – Sloan School of Management / EUA

 

Marcelo Ribeiro Câmara, Responsável pela Área de Segurança Digital, Bradesco

Formado em 1998 pela Faculdade de Engenharia Industrial no curso de Engenharia Elétrica com Ênfase em Computadores, também é pós-graduado pelas Faculdades Associadas Sâo Paulo em Engenharia de Software. Hoje é Diretor Setorial Contra Fraudes da Febraban e é responsável pela Área de Segurança Digital no Bradesco. Vem acompanhando e participando ativamente da evolução das soluções tecnológicas de segurança para o mercado, tem ministrado palestras sobre o assunto no Brasil e no exterior.

 

Rubens Salvador Bordini, Vice-presidente, Banrisul

Vice-Presidente e responsável pela Diretoria de Gestão da Informação e Diretoria de Marketing do Banrisul. É representante titular do Banrisul no Comitê Nacional de Automação Bancária da Febraban. Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS) é pós-graduado em Economia Rural-UFRGS, com Especialização em Planejamento Energético-Ambiental - UFRGS. Foi professor universitário na Universidade de Caxias do Sul - UCS; Instituto Metodista de Educação e Cultura – Faculdade de Nutrição e na Universidade Integrada de Santa Cruz do Sul.

 

Nilton Gratão, Assessor, Febraban (Moderador)

Formado em Administração de Empresas iniciou sua carreira no Bradesco. Há 15 anos atua na Febraban como assessor da Comissão de Tecnologia e Automação Bancária - CNAB. Participou da implantação do SPB - Sistema de Pagamentos Brasileiro e do DDA - Débito Direto Autorizado. Atualmente participa do projeto compensação por imagem e da criação da Central de Exposição a Derivativos. É assessor ainda da Subcomissão de Certificação Digital e do GT Biometria.

 

PAINEL 5 – Avanços de Segurança com as Normas do PCI-SSC

Esse foi o primeiro dos três painéis internacionais que tivemos nessa tarde. Foi uma das poucas oportunidades que o público brasileiro teve para ouvir em primeira mão, da autoridade máxima no assunto, quais são os rumos que a indústria de cartões de crédito e débito está tomando. Também tivemos a oportunidade de conhecer as normas a partir da visão do próprio gerente geral do PCI. A apresentação desse painel foi feita pelo Sr. Jorge Krug, Superintendente da unidade de Segurança de TI do Banrisul.

 

KEYNOTE SPEAKER

Bob Russo, Gerente Geral, PCI Security Standards Council

Executivo que conduz o PCI-SSC na tarefa de incrementar a adoção dos padrões de segurança ao redor do mundo. Para cumprir esta missão crítica, ele trabalha muito proximamente dos representantes dos 5 membros-fundadores do Conselho – American Express, Discover Financial, JCB, MasterCard Worldwide e Visa International - na definição das políticas a serem adotadas pelo Conselho. O Sr. Russo traz mais de 25 anos de experiência na gestão, operação e segurança de negócios de alta tecnologia, para o PCI-SSC.

 

PAINEL 6 – Segurança nas Transações – Europa e Ásia-Pacífico

Esse painel contou com a participação da empresa italiana AliasLab, da Francesa BULL e da Multo Internacional, com sua base na Austrália.

Foi uma excelente oportunidade para todos tomarem conhecimento das preocupações e soluções relacionadas à segurança nas transações eletrônicas nos países europeus e asiáticos.

 

Alessio Lepre, Diretor e CEO, Alias Lab

Diretor do Conselho da Aliaslab SpA e CEO da Aliaslab Extramoenia Srl, Divisão Internacional do Aliaslab Group. Diretor do Conselho da Aliaslab do Brasil Ltda. CEO da Elaide Srl, uma empresa líder no mercado italiano de assinatura digital e tecnologias de transferência segura de dados. Membro do Conselho de Administração da Europower Technologies Ltd, um observatório de segurança internacional baseado na Inglaterra.Possui MBA Internacional da Universidade de Trieste - Itália, da Universidade de Estocolmo - Suécia e Universidade de Edimburgo - Reino Unido, e Doutorado em Investigação Policial de Tributos e Finanças da Escola de Polícia Tributária - Bergamo, Itália.

 

Graeme Bradford, Vice-Presidente de Marketing, Multos International

Atuando nas áreas de telecomunicações e sistemas de pagamento por mais de 17 anos; destes, 12  dedicados à Keycorp, uma empresa de tecnologia australiana do segmento de pagamentos eletrônicos, onde trabalhou no núcleo de produtos para segurança e soluções para terminais de pagamento com smartcards. Suas atribuições incluíam engenharia, gestão de produtos, desenvolvimento de negócios para os EUA / América Latina. Atualmente atua com líder de negócios da Multos Internacional (uma subsidiária da Gemalto). É Bacharel em Engenharia e Tecnologia da Informação e Mestre em Administração de Empresas.

 

Patrick Labat, Chefe dos Sistemas de Pagamentos Eletrônicos, BULL International

Experiência internacional bem sucedida em Automação Bancária, na iImplantação de redes ATM e soluções de pagamento por cartão. Formado em 1968 pela Universidade de Sorbonne Paris Celsa e em 1971 pela Harvard Business School.

 

 

Alberto Lemos Araújo - Diretor Geral da Bull América Latina. (Moderador)

Engenheiro Eletrônico, formado pelo Instituto Militar de Engenharia. Iniciou sua carreira na Bull, em 1979, e, na Bull do Brasil desenvolveu sua profissão na área comercial. Em 1990, assumiu a Direção- Geral da Bull Engenharia, e, em 1993, passou a ocupar-se das operações de Serviços da Bull na América Latina. Desde 2000, responde pela Direção-Geral da Bull América Latina.

 

PAINEL 7 – Segurança nas Transações – EUA e América Latina-Caribe

Esse painel contou com a participação da empresa americana Agile Set, da MasterCard Internacional e da Smart Card Alliance Latin America. O mediação ficou a cargo do Banrisul.

Mais uma vez os presentes puderam assistir um painel de alta qualidade técnica, onde o estado da arte em termos de segurança e smart card no continente americano foi apresentado a todos.

 

Edgar Betts, Diretor, Smart Card Alliance Latin America

Diretor adjunto da Smart Card Alliance para a América Latina (SCALA). A Smart Card Alliance é uma associação sem fins lucrativos, composta por mais de 150 organizações-membros, trabalhando para acelerar a aceitação generalizada da tecnologia de cartões inteligentes nas Américas. É graduado da Universidade Estadual da Flórida e tem BA em Economia e Relações Internacionais.

 

Federico Gulland, Diretor Regional, MasterCard Worldwide

Iniciou na MasterCard em 2003, onde é atualmente Diretor Regional para Segurança do Cliente & Serviços de Risco para a América Latina e Caribe. Em sua posição atual, é responsável por todas as fraudes e os problemas relacionados com risco nos mercados da Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru. Antes da MasterCard, passou 7 anos atuando no segmento para diferentes instituições financeiras na Argentina, como: Citibank NA, Argencard e BankBoston NA. É graduado em Administração de Empresas pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Buenos Aires.

 

Mike Neumann, Presidente, Agile Set LLC

Mais de uma década de experiência no gerenciamento de projetos, desenvolvimento de software, marketing técnico e desenvolvimento de negócios na indústria de cartões inteligentes para clientes no mundo inteiro. Consulor do NIST (National Institute of Standards and Technology dos EUA). Atua como editor da ISO / IEC 24727-3, um padrão de interoperabilidade preparada para transformar a maneira em que os cartões inteligentes são utilizados na identificação, autenticação e aplicações de assinatura. Além disso, presta serviços editoriais para a GlobalPlatform Card Specification Work Group, bem como serviços como GlobalPlatform Certified Trainer.

 

Jorge Krug, Superintendente Executivo de Segurança de TI, Banrisul (Moderador)

Presidente da Autoridade Certificadora do Estado do Rio Grande do Sul – ACRS e responsável pela Superintendência de Segurança de TI do Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Banrisul. Em 2009, foi nomeado membro do Board of Advisors do PCI-SSC, para o período 2009/2010. Pela primeira vez a América Latina assume uma cadeira nesse conselho mundial, composto por 21 membros. É graduado em Análise de Sistemas pela PUCRS e pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e curso de extensão em Computação Aplicada em White Plains – EUA.

© 2017 Fórum de TI Banrisul