Edição 2011

O 4º Fórum Internacional de TI Banrisul ocorreu nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2011, reunindo especialistas nacionais e internacionais, na apresentação de painéis voltados às questões da Tecnologia da Informação e soluções inovadoras.

Nesse ano a temática do evento foi a segurança nas Redes Sociais e no uso de Dispositivos Móveis.

 

Painelistas:

Adriano Alonso (Palestrante/Speaker)

Superintendente de Mobilidade, Multicanal e Inovação - Itaú-Unibanco


Alberto Lemos Araújo (Moderador/Moderator)

Diretor da Bull
Engenheiro Eletrônico, formado pelo Instituto Militar de Engenharia. Iniciou sua carreira na Bull, em 1979, e, na Bull do Brasil desenvolveu sua profissão na área comercial. Em 1990, assumiu a Direção- Geral da Bull Engenharia, e, em 1993, passou a ocupar-se das operações de Serviços da Bull na América Latina. Desde 2000, responde pela Direção-Geral da Bull América Latina.


Alex Ferraz Tabor (Palestrante/Speaker)

Sócio- Fundador e CTO do Peixe Urbano
Formado em Ciências da Computação pela University of Southern California, Alex Tabor é especialista em desenvolvimento de software e trabalhou como software architect da power.com, uma integradora de redes sociais, que em três anos atingiu a marca de 15 milhões de usuários. Sua identificação com a informática vem desde a infância, quando, aos 13 anos, lançou a primeira comunidade gráfica online da Índia, uma BBS (Bulletin Board System).


Carlos Eduardo Miguel Sobral (Palestrante/Speaker)

Chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos, Polícia Federal
Delegado da Polícia Federal e atual Chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da Direção-Geral da Polícia Federal - Coordena a Política Nacional de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal desde 2007. É professor da Academia Nacional de Polícia e Professor-Convidado dos cursos de Pós-Graduação da Universidade de Brasília - UNB e da rede Luis Flávio Gomes - LFG. Possui formação em Direito e conclui pós-graduação em Ciências da Computação pela UNB.


Carlson Janes Aquistapasse (Moderador/Moderator)

Diretor-Presidente da PROCERGS
É engenheiro eletricista graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), com Pós-Graduação em Telecomunicações pela Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e MBA em Gerência de Telecomunicações da Fundação Getúlio Vargas (2001). Participou da administração pública municipal da cidade de Porto Alegre, tendo exercido o cargo de Diretor Técnico da Companhia Carris Porto-Alegrense. De 1994 a 2004 foi Diretor Administrativo da PROCEMPA, sendo também o seu representante técnico junto ao CREA/RS e junto a ANATEL, exerceu também o cargo de Diretor Técnico tendo sob seu comando as Divisões de Tecnologia e Sistemas, Operações e a Divisão Comercial da empresa. Desenvolve diversos estudos e trabalhos nas áreas de TIC.


Cláudio Akira Endo (Palestrante/Speaker)

Gestor de Novas Tecnologias e Cloud Computing da Sonda IT Brasil
Responsável pelas áreas de Novas Tecnologias e Cloud Computing da Sonda IT Brasil, realiza todo o relacionamento com os principais parceiros da Sonda como Cisco e VCE. Atua no desenvolvimento do portifolio de tecnologia da Sonda para buscar melhores soluções aos clientes e verificando as necessidades de mercado para novas tendências. Era um dos sócios diretores da Telsinc empresa adquirida pela Sonda em 2010 onde tinha a responsabilidade da estratégia de tecnologias e produtos para o mercado brasileiro


Dado Schneider (Moderador/Moderator)

Professor
Pós-graduado em Marketing (UFRGS), Mestre e Doutor em Comunicação pela PUCRS, com 32 anos de experiência em empresas como Claro, DM9, RBS, Ogilvy, Escala, DCS e MPM. Trabalha há 25 anos como professor de UFRGS, PUCRS, Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal), e, atualmente, no MBA da ESPM/RS. Algumas das empresas e instituições atendidas nos últimos 3 anos: PETROBRAS, GERDAU, BRADESCO, SONY, VIVO, DELL, PONTO FRIO, OLYMPIKUS, RBS, entre outras.


Donald Feinberg (Palestrante/Speaker)

Vice-Presidente e Analista Emérito no grupo de Infraestrutura da Informação do Gartner Intelligence
É responsável pelas pesquisas da Gartner em Sistemas de administração de bancos de dados e infraestrutura de datawarehouse. Antes disso, realizou vários trabalhos de gestão no Gartner, mais recentemente como Vice-Presidente e Gerente Geral de operações da América Latina. Antes de ingressar no Gartner, foi Diretor de marketing técnico da área de bancos de dados mainframe da Oracle Corporation.


Edgar Betts (Palestrante/Speaker)

Diretor Adjunto da Smart Card Alliance Latin America
A Smart Card Alliance é uma associação sem fins lucrativos e não partidária composta de mais de 150 organizações-membros, e que trabalha para acelerar a aceitação da tecnologia de smart cards nas Américas. Em 2005, ele trabalhou com organizações-chave para criar o Capítulo latino-americano da Smart Card Alliance (SCALA), e é o seu Diretor Adjunto para a América Latina desde 2006. Em 2007, foi nomeado pela Câmara Júnior Internacional do Panamá a pessoa mais influente em Ciência e Tecnologia, e em 2010 foi nomeado também entre as 40 pessoas mais influentes com menos de 40 anos pelo "Capital Financiero" do Panamá. Antes de entrar para o Smart Card Alliance, Edgar Betts foi Diretor Executivo e co-fundador da divisão Smart Card do Integra Group Corporation, com sede na Cidade do Panamá. Em 2002, Edgar Betts trabalhou com o diretor da Electronic Business Technologies, na U.S. General Service Administration (GSA). É um graduado da Universidade Estadual da Flórida com um BA em Economia e Relações Internacionais.


Eduardo Pirie Alves de Lima (Moderador/Moderator)

Diretor-Executivo da ELAP - Cardnews
Formado em Administração pelo SENAC–SP e iniciou sua carreira na área de food service, colaborando no star-up de duas operações internacionais no Brasil: Arby´s fast food e TGI Fridays restaurantes. Após essa experiência, atuou nas áreas de Marketing da Sadia (alimentos) e da FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (ensino). Em 2007, após a conclusão do MBA no IBMEC/Insper– SP, assumiu a Direção Executiva da ELAP – Cardnews, onde é responsável pelo processo de modernização da gestão da empresa e reposicionamento de suas publicações.


Fabiano Menke (Moderador/Moderator)

Advogado Especialista em Direito Internacional, Professor na PUCRS e Ex-Procurador Chefe do ITI
Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutor em Direito pela Universidade de Kassel Alemanha, defendeu tese comparativa dos ordenamentos jurídicos de Brasil e Alemanha sobre o tema assinatura eletrônica e direito probatório. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo defendido a dissertação sob o título "A assinatura eletrônica no direito brasileiro". Ex-Procurador Chefe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.


Francimara Viotti (Palestrante/Speaker)

Gerente Executiva – Diretoria de Gestão da Segurança do Banco do Brasil
Desde 2004 é Gerente Executiva da Diretoria de Gestão da Segurança no Banco do Brasil. Bacharel em Ciência da Computação – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade de Brasília-FEPAD-SOFTEX. É Coordenadora da Subcomissão de Certificação Digital da Febraban e representante da Sociedade Civil no Comitê Gestor da ICP- Brasil.


Frank Leyman (Palestrante/Speaker)

Gerente de Relações Internacionais – FEDICT
Trabalha desde 2005 na FEDICT onde coordena as Relações Internacionais bem como o relacionamento com a Comissão Europeia, Nações Unidas e OECD. Foi Presidente do Conselho Internacional para a Tecnologia da Informação em Administrações Públicas (ICA). É mestre em Marketing e Economia Aplicada pela Universidade de Mans, na Bélgica. Ele iniciou sua carreira na IBM Bélgica, como especialista em Marketing de Telecomunicações, onde trabalhou por 6 anos. Após, trabalhou na Belgacom, operadora nacional de telecomunicações da Bélgica, onde implantou o Setor de Serviços Corporativos. Em três anos, assumiu a Diretoria de Canais de Distribuição do Grupo Belgacom. Em 1999 trocou a Belgacom por uma carreira mais internacional ao ingressar na PROTON WORLD, uma empresa especializada em projetos smartcard de grande escala. Foi responsável pelo desenvolvimento de negócios na área de Oriente Médio e África, sendo co-responsável pelo desenvolvimento de uma solução completa para Governos.


Graça Sermoud (Moderadora/Moderator)

Jornalista e Diretora Editorial das Revistas Decision Report e Risk Report
Antes de fundar a Conteúdo Editorial, ocupou durante onze anos a Diretoria Editorial do IDG Computerworld do Brasil, sendo responsável por publicações, em versão impressa e on-line. Entre elas, o Computerworld, WordTelecom, Business Standard e Gestão Empresarial. Graduada em Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Marketing, pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Gustavo Roxo (Palestrante/Speaker)

Coordenador Geral da Comissão Organizadora do CIAB FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Trabalhou durante 14 anos no mercado financeiro, iniciou sua trajetória no grupo ABN AMRO, como responsável pelo departamento de Tecnologia. Passou pelo cargo de Diretor de Desenvolvimento de Sistemas, assumindo a posição de CIO do Banco Real em 2005. No final de 2008, com a compra do Banco Real pelo Grupo Santander, foi nomeado Vice Presidente de Meios para o Brasil, contemplando sob sua gestão o mesmo escopo do cargo de COO do Banco Real acrescido das funções de Gestão de Gastos, Gestão de Riscos Operacionais e Organização. Na Febraban – Federação Brasileira de Bancos, é Coordenador Geral da Comissão Organizadora do CIAB Febraban 2011. É Engenheiro Elétrico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e MBA pelo MIT – Sloan School of Management / USA.


Henrique Takaki (Palestrante/Speaker)

Coordenador do Comitê de Segurança da ABECS — Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços, e Gerente de Controle de Risco na Cielo
Mestrando em Engenharia da Computação pelo IPT, Matemático pela Universidade São Judas Tadeu, MBA em Administração de Varejo pela FEA/USP e especialização em Gestão pela Fundação Dom Cabral. Atua a 28 anos em tecnologia da informação sendo 18 em instituições financeiras e 8 dedicados a Segurança da Informação.


Ivandre de Jesus Medeiros (Moderador/Moderator)

Diretor Operacional e de Atendimento do Banrisul S.A
Graduado em Administração pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, com Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, também exerceu os seguintes cargos.: Coordenador-Geral de Gabinete no Senado Federal, de 2007 a fev/2011; Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Estudos e Pesquisa Solon Tavares, de 2008 a fev/2011; Conselheiro de Administração da PROCERGS, de 2007 a fev/2011; Servidor Público do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, de mai/2007 a fev/2011; Superintendente-Geral; Coordenador-Geral; Chefe de Gabinete da Assembleia Legislativa do RS, 2001/2002, e escriturário dos Bancos Bradesco, de 1985 a 1986, e do Brasil, de 1986 a 1987.


Jüergen Petri (Palestrante/Speaker)

Gerente de Produto na Área de Gestão de PCI da Lufthansa Systems
Sua carreira na Lufthansa começou em 1988; de 1989 a 1997, trabalhou em diversas áreas e projetos, envolvendo distribuição, vendas, estratégia, controles, carga, tecnologia, assistência em terra e gestão de embarque. Também representou Lufthansa nos comitês da indústria de empresas aéreas (IATA) e de aeroportos (ACI). Em 1997, foi nomeado pela Lufthansa Systems para criar uma linha de produtos integrados de soluções de TI para companhias aéreas e aeroportos. Ele tornou-se responsável pela estratégia em 2000 e começou a desenvolver conceitos de negócios inovadores nos segmentos de serviços para passageiros e de vendas. Com a iniciativa da IATA em todo o mundo “Simplifying the Business”, ele assumiu a responsabilidade, em 2005, programa de suporte da Lufthansa Systems. Desde o surgimento do PCI DSS, ele se concentra em como integrar sem traumas esta norma nos ambientes de TI dos comércios. Nos dois últimos anos, ele foi membro do Board do PCI Council. Formado em Administração de Empresas e Ciências da Computação na Universidade Técnica de Darmstadt.


Kevin Donovan (Palestrante/Speaker)

Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios Corporativos da VASCO Data Security
Ingressou na empresa em 2000 e foi um membro chave do time do VASCO, que se tornou líder no mercado de autenticação global. Gerenciou com sucesso parceiras e relações com os clientes globais de alguns dos empresas mais conhecidas do mundo. Tem se envolvido em projetos de segurança dos principais bncos e instituições financeiras nacionais e internacionais, no uso de autenticação de dois fatores. É graduado em Marketing pela Universidade de Massachusetts e possui MBA pela Universidade de Baltimore.


Leonardo Leites (Palestrante/Speaker)

Gerente de Inovação Tecnológica da CSU CardSystem
Graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós-graduado pela universidade ESIC Business & Marketing School de Madri, onde realizou International MBA. Leonardo possui 14 anos de experiência no mercado de tecnologia e internet com passagens pela Procergs - Cia. de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul e no portal Terra Networks, onde trabalhou nas áreas de Tecnologia e Produtos, especificando, desenvolvendo e gerenciando produtos e serviços web e mobile.


Luiz Cláudio Gomes Gonçalves (Palestrante/Speaker)

Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro
Chefia o Núcleo do Centro de Defesa Cibernética, em Brasília, Distrito Federal. Comandou o 6° Batalhão de Comunicações, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul e a 23ª Companhia de Comunicações de Selva, em Marabá, Pará. Possui estágio militar na Escola de Comano e Estado-Maior do Exército, Escola Superior das Forças Armadas da Espanha, em Madri e Segurança Militar, na Universidade de Defesa Nacional, em Pequim.


Luiz Guilherme Roncato (Palestrante/Speaker)

Vice-Presidente de Innovative Platforms da MasterCard Brasil e GeoSouth
Trabalhando na MasterCard Brasil desde março de 2007, já esteve em empresas como Microsoft, Gemalto e Transport & ID. Atuou nas áreas de consultoria de suporte à implementação de novas tecnologias e no atendimento a grandes clientes destas empresas. É graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná e possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.


Luiz Rodrigo Barros e Silva (Palestrante/Speaker)

Sócio Diretor da Accenture
Responsável por projetos de Consultoria de Gestão, com foco em Estratégia, para clientes da Indústria Financeira: Bancos, Seguradoras e Empresas de Meios de Pagamento. Possui mais de 19 anos de experiência profissional e tem atuado em iniciativas de mobilidade para Serviços Financeiros. É formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA, tem Pós-Graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo pela Ross School of Business, University of Michigan, USA.


Manuel Matos (Palestrante/Speaker)

Presidente da Câmara-e.net
Exerceu as funções de diretor de planejamento das seguradoras do Banco do Brasil e de presidente da seguradora da Caixa Econômica Federal. Atualmente preside a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e atua como membro titular do Comitê Gestor da ICP-Brasil.


Marcínio Tavares Neto (Moderador/Moderator)

Police Chief - Civil Police of Rio Grande do Sul
It's the principal delegate of the Computer Crimes Enforcement Police / State Criminal Investigation Department, having served in the Civil Police of Sao Paulo: District Offices, Bureau of General Investigations, Homicide, Repression Armed Robberies and Assaults Group. At the Civil Police of Rio Grande do Sul: Precinct Robbery, Robbery Charges, Bureau of Missing People, Industry Intelligence DEIC, Police District and Computer Crimes Enforcement Police. Specialist in Strategic Intelligence and the Discipline Coordinator of the Academy of Criminal Investigation, RS (ACADEPOL) and the Course of Negotiation and Crisis Management of ACADEPOL RS. It's negotiator of the Anti-Kidnapping DEIC / RS.


Patrícia Peck Pinheiro (Palestrante/Speaker)

Sócia-Fundadora - Patrícia Peck Pinheiro Advogados
Advogada especialista em Direito Digital, formada na USP, com especialização em negócios pela Harvard Business School e MBA em marketing pela Madia Marketing School. Possui também capacitação em inteligência e contra-inteligência pela Escola de Inteligência do Exército e Gestão de Riscos pela Fundação Dom Cabral. É autora do livro “Direito Digital” e co-autora dos audiolivros "Direito Digital no Dia-a-Dia", “Direito Digital Corporativo” e “Eleições Digitais”. É colunista do programa “Conta Corrente” da Globonews, do IDG Now! e articulista do Valor Econômico, Revista Visão Jurídica, Revista Partner Sales, entre outros. Idealizadora do Movimento “Criança Mais Segura na Internet”.


Rafael Bastos (Palestrante/Speaker)

Ator e Jornalista
Mais conhecido como Rafinha Bastos, nasceu em 1976, em Porto Alegre; jogou basquete durante 15 anos quando se mudou para os Estados Unidos onde teve contato com a arte da Stand-up Comedy. Artista multimídia, Rafinha sempre usou a Internet para divulgar o seu trabalho e hoje lota salas do país inteiro com apresentações solo. Além de compor a bancada do CQC, ele faz shows de stand-up, espetáculos de improviso e ainda protagonizou um seriado na TV a cabo. Foi eleito a pessoa mais influente do Twitter em todo o mundo segundo o jornal The New York Times.


Renato da Silveira Martini (Palestrante/Speaker)

Sócio-Fundador e CEO - Opice Blum Advogados Associados
Advogado e economista, é coordenador do curso de MBA em Direito Eletrônico da Escola Paulista de Direito, e Professor da Fundação Getúlio Vargas, USP (PECE), Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também é professor colaborador da parceria ITA-Stefanini, e árbitro da FGV e da Câmara de Mediação e Arbitragem de São Paulo (FIESP). É o atual presidente do Conselho Superior de Tecnologia da Informação da Federação do Comércio/SP e do Comitê de Direito da Tecnologia da AMCHAM, membro da Comissão de Direito da Sociedade da Informação – OAB/SP e Conselheiro da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia – OAB/SP. Foi coordenador e co-autor do livro “Manual de Direito Eletrônico e Internet”, tendo proferido palestras internacionais nos EUA e Costa Rica em 2010.


Renato Opice Blum (Palestrante/Speaker)

Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação
É o atual Secretário-executivo do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, e membro titular do Comitê de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. É também membro do Comitê Gestor da Internet, além de coordenador-geral do Laboratório de Ensaios e Auditoria da ICP-Brasil. É autor, entre outros títulos, dos livros "Criptografia e Cidadania Digital" (Rio de Janeiro: 2002), "Manual de Segurança em Redes Linux" (Lisboa: 2002) e "Tecnologia e Cidadania Digital" (Rio de Janeiro:2008).


Ronald Wieselberg (Palestrante/Speaker)

Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da SafetyPay e Gerente Geral da empresa no Brasil
Atualmente executivo da SafetyPay, já foi Diretor de Marketing para América Latina de empresas Stanford Financial, Softbank, Starmedia e Reader’s Digest. É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e tem mestrado em Pesquisa Operacional pela London School of Economics e MBA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.


Sérgio Renato Tejada Garcia (Palestrante/Speaker)

Juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Atua como juiz federal na 4ª Região desde 1994, lotado na 2ª Vara Federal de Rio Grande, onde foi Diretor do Foro por diversas ocasiões. Antes disso integrou os quadros do Banco do Brasil, onde trabalhou de 1976 a 1994. É formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, pós-graduado lato sensu pela Universidade de Brasília e mestrando em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fez cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior. É professor do Programa de MBA em Poder Judiciário da Fundação Getúlio Vargas – FGV-Rio.


Silvia Bassi (Palestrante/Speaker)

Presidente e Publisher da Now!Digital Business
Jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP, tem experiência de 26 anos na produção e criação de conteúdo editorial sobre Tecnologia da Informação e Internet para mídia impressa e mídia on-line. Trabalhou em empresas como IDG, Folha de S. Paulo, Editora Abril e America Online. Desde janeiro de 2005 atua como Presidente e Publisher do grupo Now!Digital Business (IDG Brasil), sendo responsável pela gestão das marcas da companhia no país e sua estratégia de mídia digital, incluindo a parceria exclusiva com o IDG, responsável pelas marcas Computerworld, PCWorld, CIO, Macworld e IDGNow!

© 2024 Fórum de TI Banrisul