PT | EN

Edição 2008

Em sua primeira edição, o Fórum Internacional de TI Banrisul foi promovido dentro das comemorações dos 80 anos do Banrisul, no mês de outubro de 2008. Estiveram presentes na solenidade de abertura o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, e o vice-presidente da instituição, Rubens Bordini, acompanhados de autoridades do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O evento teve a duração de um dia, e constituiu-se de painéis tecnológicos com palestras de temas diferenciados de TI, e de um espaço para demonstração dos negócios do Banrisul. Foram tratados assuntos sobre segurança no uso de smart card e iniciativas mundiais de aplicações e as tendências em meios de pagamento, infraestrutura de TI, Internet Banking, governança e segurança, sendo que ao final de cada painel, os presentes tinham a chance de participar de um debate com os palestrantes.

Os mais de mil participantes, que lotaram o Teatro do Boubon Country, em Porto Alegre, durante todo o dia do evento, só vieram a confirmar a consolidação do Banrisul como expoente tecnológico inovador do país no quesito Tecnologia da Informação.

 

PALESTRA BANRISUL

FERNANDO GUERREIRO DE LEMOS - Presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - Banrisul
Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Brasília (UNB). Foi Presidente da Caixa Econômica Estadual do RS; Diretor do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A e Presidente do Banco, desde 2003, da Associação de Bancos no RS e do Sindicato dos Bancos no RS, desde abril de 2005.

 

PAINEL 1 - INFRAESTRUTURA DE TI - NOVOS DESAFIOS

Nesse painel, foram abordados temas como o futuro do CIO, tendências tecnológicas, virtualização e consolidação de servidores, ITIL e Green IT.

IONE DE ALMEIDA COCO - Vice-Presidente Regional da América Latina, Gartner
Msc, Regional VP EXP do Gartner na América Latina. Atua na área de Tecnologia da Informação, com foco em Gestão de TI. Está no Gartner desde 1998 e nos Programas executivos desde 2000. Exerceu a função de CIO na Companhia Paulista de Força e Luz-CPFL e diversas posições na Jaakko Poyry Engenharia (empresa Finlandesa) nos Institutos de Pesquisas Tecnológicas e de Pesquisas Energéticas e Nucleares, como pesquisadora. É Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração Getúlio Vargas, de São Paulo, e Mestrado em Ciências, pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

ALBERTO LEMOS ARAUJO FILHO - Diretor-Geral da América Latina, BULL
Engenheiro Eletrônico, formado pelo Instituto Militar de Engenharia. Iniciou sua carreira na Bull, em 1979, e, na Bull do Brasil desenvolveu sua profissão na área comercial. Em 1990, assumiu a Direção- Geral da Bull Engenharia, e, em 1993,passou a ocupar-se das operações de Serviços da Bull na América Latina. Desde 2000, responde pela Direção-Geral da Bull América Latina.

JORGE LUÍS CORDENONSI - Consultor Sênior de Infraestrutura de TI para América Latina, IBM Brasil É consultor sênior Certificado de Infraestrutura de TI da IBM Brasil, especializado em implantar projetos de gestão de serviços e resiliência. Recentemente, foi promovido ao cargo de Consultor-Líder de Infraestrutura de TI para toda a América Latina. Tem 24 anos de experiência em planejamento, projeto, desenvolvimento e gestão nessa área.

RUBENS SALVADOR BORDINI - Vice-Presidente e Diretor de Gestão da Informação, Banrisul
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com pós-graduação em Economia Rural-UFRGS, Especialização em Planejamento Energético-Ambiental - UFRGS. Foi professor na Universidade de Caxias do Sul - UCS; Instituto Metodista de Educação e Cultura – Faculdade de Nutrição e na Universidade Integrada de Santa Cruz do Sul; Diretor Administrativo-Financeiro da Banrisul S/A Corretora de Valores Mobiliários, Diretor da Banrisul S/A Administradora de Consórcios. Atualmente, é Vice-Presidente e responsável pela Diretoria de Gestão da Informação e Marketing do Banrisul e representante titular no Comitê Nacional de Automação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

MODERADOR: GUILHERME BERRIEL - Editor-Chefe da Revista Executivos Financeiros

 

PAINEL 2 - ARQUITETURA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Nesse painel, foram abordadas técnicas de gestão e de desenvolvimento de sistemas, projetos, tendências e desafios, WEB 2.0, SOA (Service-Oriented Architecture) e Governo Eletrônico.

MARCO CÉZAR DE CASTRO BRAVO - Diretor de Estratégia e Crescimento de Software para a América Latina, IBM. É Diretor de Estratégia e Crescimento de Software para a IBM América Latina. Foi Diretor de Software para a IBM Brasil; Gerente- Geral da Rational Software na América Latina e Country Manager da Rational Brasil. É Mestre em Sistemas de Telecomunicações e Engenheiro Eletrônico, com Pós-Graduação em Administração pelo Instituto CoppeAd/UFRJ. Atuou por diversos anos como consultor de TI e Telecomunicações no mercado de software.

MARCELO PIMENTA - Pesquisador e Professor de engenharia de software/web, UFRGS. Doutor em Informática pela Universidade Toulouse 1, França, com Pós-Doutorado pela Université Paul Sabatier, França. Atualmente, é Professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mais de 100 publicações técnicas. Também é pesquisador e orientador do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da UFRGS. Tem cooperado com o setor de TI do Banrisul por diversas ocasiões, em treinamento e consultoria.

RUBENS SALVADOR BORDINI - Vice-Presidente e Diretor de Gestão da Informação - Banrisul
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com pós-graduação em Economia Rural-UFRGS, Especialização em Planejamento Energético-Ambiental - UFRGS. Foi professor na Universidade de Caxias do Sul - UCS; Instituto Metodista de Educação e Cultura – Faculdade de Nutrição e na Universidade Integrada de Santa Cruz do Sul; Diretor Administrativo-Financeiro da Banrisul S/A Corretora de Valores Mobiliários, Diretor da Banrisul S/A Administradora de Consórcios. Atualmente, é Vice-Presidente e responsável pela Diretoria de Gestão da Informação e Marketing do Banrisul e representante titular no Comitê Nacional de Automação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

RENATO DA SILVEIRA MARTINI - Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ITI É Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, titular do Comitê de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e do Comitê Gestor da Internet, e Coordenador-Geral do Laboratório de Ensaios e Auditoria da ICP-Brasil. Professor convidado do Programa de Pós-graduação de Direito da Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (RJ) e licenciado do Instituto Superior de Educação La Salle. É autor dos livros "Criptografia e Cidadania Digital" (Rio de Janeiro: 2002) e "Manual de Segurança em Redes Linux" (Lisboa: 2002).

 

KEYNOTE SPEAKER - SMARTCARD, MULTIAPLICAÇÃO E SEGURANÇA

Nesse painel Internacional,foi apresentada a solução do banco Banka Koper da Eslovênia, e serão discutidas as tendências e vantagens da adoção de um sistema que utiliza cartões inteligentes multiaplicação, tanto em termos técnicos quanto nas questões de segurança.

GOJMIR NABERGOJ - Diretor de Automação e Dinheiro Eletrônico, Banka Koper, Eslovênia
É graduado em Economia, com mais de 30 anos de experiência no setor bancário - na área de automação (débito e cartões de crédito, POS, ATMs, compensação e liquidação, risco e segurança, EMV, cartão com chip, PKI e autenticação forte e multiaplicação). Em 1994, tornou-se Chefe de Automação do Departamento Financeiro do Banka Koper. Está trabalhando no projeto ACTIVA Card System. Também é membro do Comitê Nacional de Cartões da Eslovênia e presidente nacional do grupo de trabalho para SEPA Cards Representa a Eslovênia no Grupo de Trabalho EPC SEPA, em Bruxelas.

EDGAR BETTS - Diretor Associado para a América Latina - Smart Card Alliance, USA Diretor Associado para a América Latina da Smart Card Alliance (SCALA) - organização sem fins lucrativos. Trabalhou com as principais organizações da indústria de cartões para criar o Smart Card Alliance America Latina (SCALA). Antes disso, foi o diretor executivo e co-fundador da Smart Card Division (03) para o Integra Group Corporation, na República do Panamá. Em 2002, trabalhou como Diretor de Tecnologias Eletrônicas de Comércio para a General Service Administration (GSA) do Governo americano. É bacharel em Economia e Assuntos Internacionais pela Florida State University.

GRAEME DAVID BRADFORD - Diretor Regional MULTOS Internacional. Está há 11 anos na Keycorp. Desenvolve e implementa soluções de segurança para pagamentos. Sua atuação vai desde a concepção do projeto até a engenharia e gestão. Também é Diretor Regional para a América Latina e União Européia. A área de smartcard da Keycorp foi recentemente adquirida pela GEMALTO e agora opera como MULTOS Internacional. Tem mais de 15 anos de experiência nas indústrias de telecomunicações e tecnologias de pagamentos e de smartcards.

ANDRES MEJIA - Vice-Presidente de Marketing para AL, VeriFone É Diretor de Marketing da VeriFone para a América Latina e Caribe. Juntou-se a VeriFone, em maio de 1996, como Gerente do Projeto Regional para a América Latina. Trabalhou para o departamento de Defesa, em Norfolk, VA. É bacharel em Sistemas de Engenharia Industrial pela Universidade da Flórida.

© 2017 Fórum de TI Banrisul