Edição 2009

Dando prosseguimento ao sucesso da primeira edição, o Banrisul promoveu em julho de 2009 o 2º Fórum Internacional de TI Banrisul. Integrado ao evento, aconteceu ainda a etapa de Porto Alegre do 7º CertForum - Fórum de Certificação Digital, realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do Banrisul, Fernando Lemos, o vice-presidente da instituição, Rubens Bordini, e o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), da Casa Civil da Presidência da República, Renato Martini. O evento ainda trouxe para a cidade palestrantes internacionais, empresários e profissionais do setor de TI, que abordaram durante o dia conteúdos de inovação tecnológica e tendências do setor.

Assim, estiveram em foco não somente a experiência local, mas uma visão mais ampla dos grandes projetos mundiais. Em linhas gerais, foi destacada a integração de ações nas áreas de automação bancária e certificação digital, envolvendo a AC-RS e ações de governo eletrônico.

Novamente, o Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, ficou lotado com uma audiência de mais de mil pessoas, afirmando este evento como um dos grandes eventos de TI do Rio Grande do Sul e do Brasil no ano de 2009.

 

PAINEL 1 – INICIATIVAS NO JUDICIÁRIO

Este painel abordou os últimos avanços que o judiciário brasileiro tem realizado na área de certificação digital.

LUIS FELIPE SCHNEIDER– Diretor de Informática do TJ-RS - Mestre em Ciências da Computação pela UFRGS em 2003, tendo obtido o título de bacharel de Administração de Empresas, ênfase em Analise de Sistemas, pela PUCRS em 1996. Atuou 10 anos em desenvolvimento de sistemas para órgãos públicos, sendo responsável pela implantação do Projeto Sessão Informatizada do TJRS, finalista do Congresso Nacional de Informática Pública (CONIP) 2004 e 2º Lugar no "III Prêmio de Excelência E-GOV".

SÉRGIO RENATO TEJADA GARCIA - Juiz Federal na 4a. Região desde 1994, lotado na 2a. Vara Federal de Rio Grande, onde foi Diretor do Foro por diversas ocasiões. Coordenou a criação e implantação do Sistema de Processo Eletrônico (e-Proc) nos Juizados Especiais Federais dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Coordenou a implantação do Recurso Extraordinário Eletrônico (e-STF) junto ao Supremo Tribunal Federal. Coordenou os trabalhos de aperfeiçoamento e a implantação experimental do Sistema PROJUDI de processo eletrônico em 22 Estados da Federação.

MODERADOR: HUMBERTO CANUSO – Auditor, Assessor da Presidência do TCE-RS – Diretor do Comitê gestor da AC-RS

 

PAINEL 2 – IDENTIDADE DIGITAL

Este painel apresentou o projeto de Registro de Identidade Civil, bem como os modelos de identificação digital utilizados pelo sistema bancário.

FRANCIMARA VIOTTI- Bacharel em Ciência da Computação – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade de Brasília-FEPAD-SOFTEX. Extensão em Criptografia e Segurança em Informática- Universidade de Brasília e formação em Gestão de Segurança da Informação-SOFTEX. Certificação em BS7799-2 Auditor Líder. Experiência de 15 anos na área de Segurança da Informação, atualmente coordena os trabalhos da Subcomissão de Certificação Digital, do GT Biometria e da Comissão de Segurança em TI, na Febraban. É representante da Sociedade Civil, pela Febraban, no Comitê Gestor da ICP-Brasil, órgão máximo da Infra-estrutura de Chaves Pública Brasileira.

AURÉLIO RICARDO POLON GRECO– Papiloscopista Policial Federal. Assessor da Direção do Instituto Nacional de Identificação. Engenheiro Agrônomo. Pós-Graduado em Execução de Políticas de Segurança Pública e Professor da Academia Nacional de Polícia

MODERADOR: CÉLIO RIBEIRO – Advogado – Presidente da ABRID

 

PAINEL 3 – INICIATIVAS GOVERNAMENTAIS NO SISTEMA FINANCEIRO

Este painel trouxe para a discussão um tema que afeta a vida de todos os cidadãos, que é a inserção das iniciativas governamentais no sistema financeiro nacional.

ODILON NEVES JÚNIOR – Economista, Doutorando em Ciência da Informação, Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, MBA em Gestão de Sistemas de Informação e em Análise de Sistemas, ocupou vários cargos na área de Tecnologia da Informação do Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS. É Auditor Fiscal da Receita Federal e ocupa atualmente a função de Subsecretário de Gestão Corporativa da Secretaria da Receita Federal do Brasil, subordinando as áreas de Gestão de Pessoas - Cogep, Programação e Logística - Copol e Tecnologia da Informação - Cotec.

WANDER BLANCO - Graduado em Matemática e pós-graduado em Gestão da Informação, Segurança em Redes e Criptografia. Funcionário da Caixa Econômica Federal, onde atua na área de Certificação Digital. Membro da Subcomissão de Certificação Digital da FEBRABAN, do Grupo Técnico de Segurança da RSFN do BACEN e do Comitê Técnico da ICP-Brasil – COTEC. Participou dos trabalhos de padronização de Assinaturas Digitais e revisão dos Algoritmos e Chaves da ICP-Brasil.

RUBENS SALVADOR BORDINI - Vice-Presidente e Diretor de Gestão da Informação, BANRISUL
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com pós-graduação em Economia Rural-UFRGS, Especialização em Planejamento Energético-Ambiental - UFRGS. Foi professor na Universidade de Caxias do Sul - UCS; Instituto Metodista de Educação e Cultura – Faculdade de Nutrição e na Universidade Integrada de Santa Cruz do Sul; Diretor Administrativo-Financeiro da Banrisul S/A Corretora de Valores Mobiliários, Diretor da Banrisul S/A Administradora de Consórcios. Atualmente, é Vice-Presidente e responsável pela Diretoria de Gestão da Informação e Marketing do Banrisul e representante titular no Comitê Nacional de Automação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

MODERADOR: JÚLIO COSENTINO– Vice-presidente da Certsign

 

PAINEL 4 – TECNOLOGIA E SEGURANÇA

Neste painel tivemos a oportunidade de tomar conhecimento dos últimos avanços obtidos pela industria de tecnologia na área de segurança e certificação digital.

ALBERTO LEMOS - Diretor Geral da Bull América Latina. Formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia em 1978.

DENIS PINKAS - Consultor Sênior em Segurança de TI – Bull França. Trinta anos de experiência em gerenciamento de projetos, Segurança de TI, Modelo Europeu de PKI, Armazenamento de Dados, Segurança de Rede, Sistemas de Pagamento. Com atuação no setor bancário, aéreo, financeiro, postal e de comercio eletrônico. Participante de diversos comitês mundiais para padronização, como: PKIX-IETF, TC ESI, AFNOR GC SSI, ISO – X.509.

MODERADOR: JORGE KRUG – Superintendente Executivo da Unidade de Segurança de TI do Banrisul e Presidente da AC-RS

 

PAINEL 5 – INTERNACIONAL

Este painel trouxe ao nosso conhecimento a estrutura e os avanços da certificação digital na União Européia, bem como comparar a mesma com a ICP-Brasil.

SZILVEZSTER ÁDÁM: Membro da Autoridade Nacional de Comunicação da Hungria desde 2003, atua na área de regulamentação de TI neste país. A sua atuação neste órgão está diretamente relacionada com a regulamentação de Assinatura Eletrônica, que envolve certificação de ACs e provedores de time-stamping e arquivamento eletrônico de documento. É o presidente atual do FESA, que é o Fórum Europeu para Assinatura Eletrônica

STEFANO ARBIA - Funcionário do CNIPA– Centro Nacional para Informática na Publica Administração – desde 2001, onde é responsável para o procedimento de autorização para o exercício da função de CA – Certification Autority, reconhecida entidade qualificada para o fornecimento de dispositivos de Assinatura Eletrônica Certificada, para os quais os efeitos jurídicos são os mesmos da Assinatura autografa. Sempre no CNIPA, é também responsável por todas as atividades de supervisão e controle sobre as atividades das Entidades CAs.

FABIANO MENKE - Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Direitos Especiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Tem doutorado em Direito na Universidade de Kassel, Alemanha, com bolsa de doutorado integral concedida pela CAPES/DAAD. Tem acompanhado e colaborado com a ICP-Brasil deste a sua implantação.

MODERADOR: JORGE KRUG – Superintendente Executivo da Unidade de Segurança de TI do Banrisul e Presidente da AC-RS

© 2024 Fórum de TI Banrisul